(62) 3877-3223 / (62) 3089-5400

A importância das habilidades socioemocionais na formação dos estudantes

Postado em 01/02/22
A importância das habilidades socioemocionais na formação dos estudantes

As instituições de ensino são responsáveis pelo desenvolvimento intelectual, cognitivo, social e mental do aluno. O conteúdo acadêmico como português, história e matemática são de extrema importância, no entanto, não deve ser o único foco no ambiente escolar. No cenário mundial atual exige-se muito mais aptidões do que apenas o acúmulo de informações.  É preciso saber aprender, atuar com responsabilidade em vários contextos, aplicar conhecimentos para a solução de problemas, ter autonomia nas decisões, ser colaborativo e conviver bem dentro de uma pluralidade cultural e social.  

Crianças e jovens precisam de um desenvolvimento amplo, nesse sentido a educação integral se faz muito necessária, pois ela contempla habilidades em vários campos como o ensino socioemocional. Para entender melhor esse conceito, as habilidades socioemocionais remetem às capacidades individuais que influenciam o pensar, o sentir, as tomadas de decisões e os relacionamentos interpessoais, além de interferirem na forma como cada um enfrenta situações adversas e episódios de mudança.

A educação socioemocional é uma ferramenta de entendimento e manejo das emoções, ela aborda o desenvolvimento de competências importantes como: a autoconsciência, a autogestão, a consciência social, as habilidades de relacionamento e a tomada de decisão responsável. Essas características contribuem para um crescimento mais feliz, mas também serão essenciais no futuro profissional de cada estudante.

Crianças e adolescentes passam uma grande parte da vida nas escolas. Por essa razão, pais e responsáveis precisam conhecer bem as instituições para escolher a mais adequada para os seus filhos. É preciso avaliar o plano pedagógico e verificar se ele inclui a educação socioemocional em sua grade curricular, pois ela melhora a experiência de aprendizagem, proporcionando um ambiente que se preocupa não somente com a performance estudantil, mas com o pleno desenvolvimento do aluno voltado para o acolhimento de suas singularidades e diversidades.

Entendendo a importância da educação socioemocional na vida estudantil, o COPE criou um método de aprendizagem personalizado e criativo (MAPEC), que tem como objetivo ajudar o aluno no desenvolvimento de várias habilidades. No MAPEC, os alunos têm acompanhamento personalizado com psicólogos e psicopedagogos, além de participarem de diversas atividades voltadas para o desenvolvimento de competências socioemocionais.  

 

Quer conhecer um pouco mais do colégio COPE? Siga o nosso perfil no Instagram e fique por dentro de todas as nossas novidades.