(62) 3877-3223 / (62) 3089-5400

Como se preparar para a volta às aulas?

Postado em 07/01/22
Como se preparar para a volta às aulas?

O retorno às aulas está próximo e é bom ir se organizando para começar o ano letivo da melhor forma. Por isso, separamos algumas dicas essenciais para que você tenha um ótimo ano com muito aprendizado.

 

Organize os materiais necessários

Para começar bem o ano letivo, o ideal é que todos os materiais necessários sejam organizados antes do início das aulas, cadernos, mochilas, canetas etc. Caso for adquirir um novo material didático ou comprar novos uniformes, antecipe a compra na instituição para começar o ano sem imprevistos e pronto para aprender.

 

Crie uma rotina ideal

Se você ainda não tinha uma rotina com horários definidos, chegou o momento de começar. Tenha horários estabelecidos para acordar, comer, estudar, praticar atividade física e não se esqueça de deixar um tempo para as pausas de descanso e lazer. Afinal, o bem-estar é um fator muito importante no aprendizado e na produtividade.

 

Estabeleça metas e objetivos

Saber onde se quer chegar é um fator primordial para ter resultados. Antes de iniciar as aulas defina suas metas e objetivos definindo um prazo para cada um. Faça uma análise criteriosa das suas prioridades e coloque tudo no papel. Assim fica mais fácil se manter motivado, medir o seu desempenho e mudar as estratégias caso seja necessário.

 

Use uma agenda ou planner

Utilize uma agenda de tarefas para te ajudar a se organizar, anote todos os seus compromissos como provas, simulados, tarefas pessoais etc. Se esse é o seu ano do vestibular ou do Enem, registre as datas das provas, das inscrições e de outros prazos que você não pode perder. Se você não gostar de agendas físicas, existem diversos aplicativos e ferramentas digitais para esse fim.

 

Estude desde o primeiro dia

Tente retomar a rotina de estudos desde o primeiro dia de aula. Estude e revise o conteúdo conforme lhe for apresentado em sala de aula. Não deixe para depois, pois isso pode acabar te prejudicando no decorrer do ano. Mantenha o foco e utilize os seus momentos de pausa e lazer para descansar.

 

Não esqueça a máscara e o álcool em gel

As aulas já voltaram ao seu formato presencial, mas isso não significa que a pandemia acabou. Assim, é muito importante manter todos os protocolos de segurança, como máscara, álcool em gel, distanciamento e o não compartilhamento de objetos.

 

Se prepare mentalmente

Nas férias o ritmo é totalmente diferente, há mais flexibilidade nos horários e os compromissos são outros. Então, antes de iniciar a aula, se prepare mentalmente para uma nova etapa do seu ano.

 

Esteja aberto para o novo

Um novo ano sempre trará coisas novas. Mudar faz parte do fluxo da vida e é preciso estar aberto para as mudanças que estão por vir. Essa é uma atitude muito importante para construir pontes e acessar novos caminhos. Por isso, esteja aberto para conhecer pessoas, fazer amigos, aprender outros conteúdos, entre muitas outras oportunidades que chegam com o retorno das aulas.