(62) 3877-3223 / (62) 3089-5400

Novo Ensino Médio - Sempre estivemos prontos!

Postado em 02/12/21
Novo Ensino Médio - Sempre estivemos prontos!

 O que é o Novo Ensino Médio?

 

A Lei nº 13.415/2017 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu uma mudança na estrutura do ensino médio.  A base do novo modelo está no protagonismo estudantil, aspecto que já vem sendo trabalhado no colégio COPE e que será potencializado pelo novo currículo. O objetivo é garantir uma educação de qualidade para todos os jovens brasileiros e aproximar o estudante das transformações da sociedade e do mundo atual.

Com as novas alterações, o tempo mínimo do estudante na escola mudará de 800 horas para 1.000 horas anuais, além de contemplar uma nova organização curricular, mais flexível, e ofertar diferentes possibilidades de escolhas aos estudantes através dos itinerários formativos, com foco nas áreas de conhecimento e na formação profissional.

Em 2022, as alterações vão começar de forma gradativa, contemplando apenas os alunos do primeiro ano. As outras séries vão continuar mantendo a grade anterior, com as mudanças acontecendo de forma gradual. O MEC espera que até 2024 todos os estudantes do ensino médio estejam dentro do novo modelo curricular. Apesar de o Novo Ensino Médio ser obrigatório apenas em 2022, vários aspectos desse ensino interdisciplinar já estavam alinhados com a proposta pedagógica do COPE.

 

Áreas do conhecimento

Os conteúdos serão divididos em áreas do conhecimento de maneira similar ao que acontece no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Porém, é importante ressaltar que o Novo Ensino Médio não exclui as disciplinas do currículo, ao contrário, a proposta atual da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) mobiliza que todo conteúdo seja trabalhado de maneira integrada para favorecer a aplicação na vida real. 

 

Projeto de vida

O Projeto de vida é outro aspecto que já fazia parte do plano pedagógico do COPE, através do Método de Aprendizagem Personalizado e Criativo (MAPEC). Este componente será oferecido nas escolas com o objetivo de ajudar o aluno a ter uma visão mais clara de suas preferências e ajudá-lo na escolha de caminhos futuros, ao mesmo tempo que entende a importância do contexto escolar para o sucesso dos seus objetivos.  

Carga horária anual

A carga horária dos estudantes, no Novo Ensino Médio, passará de 800 para 1.000 horas anuais obrigatórias. Desta forma, o aluno durante três anos deverá somar 3.000 horas. Atualmente, a carga horária do COPE já é superior, contabilizando 4.160 horas. Além disso, nossos estudantes podem optar por disciplinas eletivas, projetos, oficinas e outras atividades extracurriculares.

 

Itinerários formativos

Os itinerários formativos são o conjunto de disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo, entre outras situações de trabalho, que os estudantes poderão escolher no ensino médio de acordo com seus interesses e habilidades. Os itinerários formativos ajudarão no aprofundamento dos conteúdos ligados às quatro áreas do conhecimento (Matemáticas e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas).

 

O Novo Ensino Médio está alinhado com a proposta pedagógica do colégio COPE que sempre se posicionou a favor do protagonismo do aluno. Muito além da busca de um alto desempenho estudantil, nossa instituição cultiva valores fundamentais para ajudar os nossos alunos a se tornarem ótimos profissionais e indivíduos que enxergam seu verdadeiro lugar no mundo. Novo Ensino Médio, nós sempre estivemos prontos!