(62) 3877-3223 / (62) 3089-5400

10 Dicas para você se sair bem no Enem 2021

Postado em 28/09/21
10 Dicas para você se sair bem no Enem 2021

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está chegando. A prova é, atualmente, a principal porta de entrada para diversas universidades brasileiras e exige muita dedicação dos candidatos. Mas, mesmo com uma boa preparação, alguns alunos se sentem inseguros na hora de realizar o exame. Por isso, separamos algumas dicas que podem ajudar a driblar o nervosismo e auxiliar nos desafios das duas fases do Enem 2021. Confira:

 

Simule o ambiente da prova

As provas do Enem acontecem em locais muito diferentes, desde salas bem equipadas a acomodações mais simples. Esteja preparado para manter a concentração no ar-condicionado ou no calor. Simule o tempo de prova, idas ao banheiro e até mesmo pequenos ruídos de concorrentes abrindo seus lanches.

 

Durma bem na semana da prova

É normal que os candidatos fiquem mais ansiosos na semana anterior à prova. Por essa razão, tente dormir bem, respeitando as horas de sono necessárias. Passar a madrugada estudando ou em outras atividades, pode atrapalhar a concentração e o foco. Na noite que antecede a prova, tente descansar ao máximo.

 

Opte por comidas leves

Coma bem na semana anterior à prova e no dia do Enem evite comidas pesadas. Durante o exame consuma alimentos leves de absorção rápida. Chocolates e amendoins são ótimas opções.

 

Comece pelas questões mais fáceis

Comece a responder a prova pelas questões mais fáceis e evite erros por distração ou cansaço.

 

Se mantenha hidratado

Estar hidratado é muito importante para manter a concentração, leve sua garrafinha de água e beba de forma constante, evitando excessos para não precisar ir ao banheiro várias vezes.

 

Crie pausas durante a prova

A prova do Enem é bem extensa e cansativa, por isso faça pausas curtas durante o exame, respirando profundamente para se manter concentrado.

 

Leia os enunciados com atenção

As questões do Enem possuem um padrão com textos longos, leias todos com atenção. Os enunciados fornecem dados importantes para a compreensão do exercício.

 

Escolha roupas confortáveis

Escolha uma roupa confortável que te permita fazer a prova toda sem incômodo. Como dito acima, muitos locais de prova não possuem ar-condicionado ou mesmo ventiladores. Veja como estará, no dia, o clima da sua cidade. 

 

Se atente ao horário e ao edital

Se atente às informações contidas no edital, observe o horário, local de prova e itens permitidos.  Faça um checklist de tudo que irá levar no dia e confira antes de sair de casa. Chegue no seu local de prova com antecedência para evitar imprevistos, ansiedade e estresse.

 

Mantenha uma atitude positiva

É normal que em momentos de grande pressão nos sintamos mais pessimistas. No entanto, manter os pensamentos alinhados e uma atitude positiva pode fazer a diferença na hora da prova.