(62) 3877-3223 / (62) 3089-5400

Como aprender matemática?

Postado em 31/08/21
Como aprender matemática?

Se você acha que a matemática é uma disciplina difícil, saiba que você não está sozinho. Muitos alunos dizem ter maior grau de dificuldade em matemática do que em outras matérias do ensino fundamental e médio. Porém, é preciso entender que muitas vezes os obstáculos estão em uma perspectiva desacertada da matéria. Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem te ajudar a melhorar o desempenho em matemática.

 

1 – Mude a sua forma de pensar

Antes de assistir alguma aula de matemática ou de dedicar algumas horas do seu dia para estudar, mude seu pensamento. Nada de comentários como: “que matéria chata”, “eu odeio matemática”, “eu não sou bom nisso”. Transforme o seu jeito de enxergar a matemática e trabalhe para encontrar prazer durante os estudos.

2 - Atenção à matemática básica

Muitas vezes, os maiores problemas dos alunos estão na matemática básica. Na matemática existe uma correlação entre os conteúdos, então, de forma geral você sempre irá precisar do conteúdo mais básico para aprender o mais avançado. Assim, vale a pena dedicar um tempo para estudar e revisar o conteúdo aprendido desde a infância.

3 – Resolva os exercícios

Para aprender matemática não basta apenas ler. Embora essa etapa seja importante, é necessário resolver os exercícios. Só assim você poderá identificar as dúvidas a respeito do conteúdo, além de ser uma ótima ferramenta para memorizar fórmulas e encontrar caminhos para a solução de problemas. Quanto mais praticar, mais você irá aprender.

4 – Refaça os exercícios aprendidos em sala de aula

O professor fez o passo a passo do exercício em sala de aula? Refaça em casa e compare com o seu. Caso o resultado saia errado, você irá conseguir identificar exatamente onde errou e aprender a forma correta. Depois que compreender o processo, faça novos exercícios com outras aplicações e confira o gabarito.

 5 – Tire dúvidas com o professor

Não tenha vergonha de perguntar. Caso tenha alguma dúvida, seja proativo e peça ajuda ao seu professor para compreender e solucionar o exercício. Se a sua dúvida surgir em casa, anote e leve para a próxima aula. Com certeza essa dica fará toda a diferença no seu desempenho.

6 - Dedique o seu tempo

As matérias de maior dificuldade são, exatamente, as que mais exigem dedicação. Portanto, se a matemática é seu tendão de Aquiles, dedique mais horas de estudo a essa disciplina.

7 – Participe de grupos de estudos

Estudar com outras pessoas pode ser uma ótima maneira de aprender e se manter motivado. Com o apoio de colegas e amigos fica muito mais fácil solucionar questões de maior complexidade. 

8– Revise o conteúdo

A revisão é um momento muito importante no processo de aprendizagem. Essa é a etapa que impede que as informações aprendidas sejam esquecidas. Então, tenha uma rotina de estudos que contemple a revisão de todo o conteúdo de forma planejada.

 

Gostou dessas dicas? Compartilhe com um amigo e aproveite para seguir nossas redes sociais!