(62) 3877-3223 / (62) 3089-5400

O que são e como funcionam os flashcards?

Postado em 27/08/21
O que são e como funcionam os flashcards?

Existem muitas formas de se preparar para exames e provas. Algumas técnicas de memorização são bem populares entre os estudantes como: os mapas mentais, as gravações de áudios e os flashcards. De acordo com uma pesquisa feita pela Association for Psychological Science, os flashcards são muito eficazes no processo de memorização. Claro, que é necessário se conhecer e entender que tipo de ferramenta funcionará melhor para você.

 

O que são flashcards?

Os flashcards são cartões de memorização que organizam conceitos em um sistema de perguntas e respostas com intuito de memorizar o conteúdo. O cartão possui dois lados, um com perguntas ou palavras-chave e o outro com respostas. Os flashcards são usados para qualquer tipo de conteúdo como: idiomas estrangeiros, fórmulas de matemática, conceitos e, principalmente, em provas e vestibulares. A ideia é que sejam cartões pequenos, com estudos rápidos de memorização, onde o conteúdo seja objetivo.

 

A Curva do Esquecimento

Para entender como os flascards ajudam no processo de memorização, é preciso compreender o que acontece quando se consome determinado conteúdo. Ao assistir uma aula ou estudar alguma disciplina, é possível memorizar as informações fornecidas, quase em sua totalidade, em um primeiro momento. Porém, a memória de curto prazo se perde em poucos dias. É o que explica a Curva de Esquecimento, elaborada por Herman Ebbinghaus.

Herman Ebbinghaus foi um psicólogo alemão, pioneiro em estudos sobre a aprendizagem e o primeiro a pesquisar a relação entre a capacidade e o tempo de memorização, assim como a facilidade de recuperação das informações retidas. Em 1885, Ebbinghaus apresentou a teoria sobre a Curva do Esquecimento, um conceito que aponta graficamente a quantidade de informações que nosso cérebro é capaz de reter ao longo de um dado período.

 

A ciência por trás dos flashcards

De acordo com a teoria da Curva do Esquecimento, quanto mais o tempo passa, mais informações são perdidas. Mas, por que isso acontece? De acordo com a ciência, nosso cérebro entende que não há necessidade de guardar informações que não são usadas. Assim, quanto menos um conteúdo é visto, menos relevante ele se torna para o nosso sistema cerebral. Dessa forma, para evitar esquecer os conceitos aprendidos, é preciso revisar essas informações antes que se esqueça. Por isso, os flashcards têm um papel importante, por possibilitarem a testagem do grau de memorização de diferentes informações.

 

Como usar os cartões de memória?

Os flashcards são fáceis de serem utilizados e muito acessíveis, eles permitem que o aluno estude em diferentes momentos do dia. Para usar esse método, basta apenas criar os cartões em casa, com a própria escrita, ou fazê-los no computador. A fim de melhorar a ferramenta, o ideal é usar cores variadas e figuras divertidas, pois há um estímulo maior da memória. Dentro da rotina de estudos, o interessante é inserir os flashcards junto com métodos de estudos mais profundos. Defina, também, uma frequência ideal para o uso dos cartões. Na hora de estudar, faça a leitura das perguntas e tente respondê-las, só depois confira as respostas. Repita os mesmos cartões até ter memorizado todo o conteúdo e volte sempre que precisar revisar.