(62) 3877-3223 / (62) 3089-5400

Como se preparar para estudar?

Postado em 26/08/21
Como se preparar para estudar?

Para uma boa preparação educacional, não basta apenas assistir às aulas, é preciso dedicar um tempo além da escola para reforçar o que foi aprendido e testar o seu conhecimento. Por isso, separamos algumas dicas que irão te ajudar a ter mais foco e concentração nos estudos. Confira:

 

Separe um lugar para estudar

Antes de começar a estudar, o ideal é escolher um lugar, seja no quarto, escritório, sala, biblioteca ou centro de estudos da sua escola. O importante é que esse local seja organizado, bem iluminado e com uma atmosfera agradável. Assim fica bem mais fácil mergulhar nos estudos sem interrupções. 

 

Organize o espaço antes de começar

Organize o seu espaço de estudos, reunindo tudo que irá precisar, canetas, cadernos, livros, água etc. Assim você irá evitar distrações ao se levantar para pegar tais itens. Caso esteja em casa, cuide para estar em um ambiente livre de bagunças. Em ambientes externos, como bibliotecas, leve apenas o necessário.

 

Estipule metas para cada sessão

Para aproveitar melhor o tempo, tenha claro o conteúdo que será estudado em cada sessão. Anote na agenda todas as metas para aquele dia, a ajuda de um cronograma é essencial para uma rotina de estudos produtiva. Nas matérias de maior dificuldade, dedique mais tempo.

 

Estabeleça horários fixos

Estabelecer horários fixos é uma ferramenta excelente para o aprendizado. O ideal é separar os mesmos horários todos os dias e seguir a rotina de estudos. Seja realista quanto ao tempo que você levará para cada tarefa.

 

Faça pausas

Para um estudo eficiente, faça pausas. As pausas são muito importantes para manter a concentração e o foco, principalmente quando se estuda por várias horas.

 

Mantenha-se motivado

Para cumprir as metas estabelecidas, estar motivado é essencial. Antes de começar, prepare-se mentalmente e fisicamente para estudar.  Tome um banho, ou lave o rosto, vista uma roupa confortável, coma algo leve e se dedique inteiramente ao que estiver fazendo. Nos dias de maior cansaço, opte por fazer revisões ou leituras de textos leves.

 

Aprenda a gostar de estudar

A hora de estudar não precisa ser um momento pesado e chato. Encontre sua maneira ideal de aprender e torne esse momento mais prazeroso. Assim, ficará muito mais fácil colher resultados positivos na sua performance estudantil.

 

 

Se você gostou desse conteúdo, baixe o nosso E-book Dicas para Estudar Melhor - Um guia para potencializar o seu aprendizado.