(62) 3877-3223 / (62) 3089-5400

Poemas e suas principais características

Postado em 01/07/21
Poemas e suas principais características

Provavelmente você já deve ter lido muitos poemas ao longo da vida. Desde os clássicos como Carlos Drummond de Andrade, aos textos mais livres como do Paulo Leminski. Os poemas são textos literários, escritos em formas de versos, distribuídos em estrofes, em que a linguagem é explorada em suas mais variadas dimensões. Sua finalidade é expressar algum sentimento, emoção ou pensamento. Entenda alguns aspectos característicos desse tipo de texto:

 

Poema ou poesia?

As palavras poema e poesia são sinônimas? Apesar de constantemente serem usadas com sentido aproximado, o poema se refere a uma estrutura textual, enquanto a poesia está relacionada ao conteúdo do texto. Assim um texto escrito em forma de prosa, não é um poema, mas pode ser poesia ao se apresentar com plurissignificação, emoções e sentimentos.

 

Versos

O verso é cada uma das linhas de um poema. Os versos em um poema, podem variar entre regulares, quando possuem métrica e rima. Brancos, quando há métrica, porém sem rima ou livres que não têm métrica ou rima.

 

Métrica

O verso, é uma composição de sílabas poéticas, por essa razão possui uma estrutura rítmica e harmônica. A métrica é a disciplina que estuda a contagem silábica dos versos, o seu ritmo, a estruturação em estrofes, a rima e as formas fixas.

 

Estrofes

A estrofe é um conjunto de versos, ela pode variar de acordo com a quantidade de versos, como por exemplo: dístico (dois versos); terceto (três versos); quadra ou quarteto (quatro versos); quinteto ou quintilha (cinco versos); sexteto ou sextilha (seis versos); sétima ou septilha (sete versos); oitava (oito versos); novena ou nona (nove versos) décima (dez versos).

 

Rima

A rima é a repetição de um som que ocorre em intervalos regulares dentro do poema. Ela pode alternar em relação à posição do verso. Externa, quando os sons são semelhantes no final de diferentes versos. Interna quando a rima está entre a palavra final de um verso e outra do interior do verso seguinte. Há também a classificação quanto ao valor: rica quando está entre palavras pertencentes a diferentes classes gramaticais ou pobre quando a rima está entre palavras pertencentes à mesma classe gramatical. A rima pode ter ainda outras classificações quanto à fonética, acentuação ou posição na estrofe.

 

 

Poema épico ou narrativo

O poema narrativo como o próprio nome sugere, conta uma história em forma de versos e apresenta características comuns do gênero como narrador, personagens, tempo e espaço.

 

Poema dramático

No poema dramático não existe um narrador, a história se desenvolve a partir das falas dos personagens, estruturadas em forma de versos.

 

Poema lírico

Nesse poema há uma manifestação de ideias, emoções e desejos. Não apresenta características dos outros gêneros.

 

Muitos poetas brasileiros se destacaram e foram reconhecidos, não somente no Brasil como  mundialmente. Dentre os que tiveram grande expressão na literatura estão: Carlos Drummond de Andrade, Adélia Prado, Cora Coralina, Manuel Bandeira, Ferreira Gullar, Cecília Meireles, Vinicius de Moraes, Mario Quintana, Hilda Hilst, Paulo Leminski e muitos outros com obras que valem a pena serem conhecidas. Leia abaixo “Os Poemas” de Mário Quintana.

 

 

Os Poemas

Os poemas são pássaros que chegam

não se sabe de onde e pousam

no livro que lês.

 

Quando fechas o livro, eles alçam voo

como de um alçapão.

Eles não têm pouso

nem porto

alimentam-se um instante em cada par de mãos

e partem. E olhas, então, essas tuas mãos vazias,

no maravilhado espanto de saberes

que o alimento deles já estava em ti…