(62) 3877-3223 / (62) 3089-5400

Cursinho on-line ou presencial, qual modalidade escolher?

Postado em 01/07/21
Cursinho on-line ou presencial, qual modalidade escolher?

Se você quer começar o próximo ano matriculado na faculdade e no curso da sua preferência, chegou o momento de intensificar os estudos e se preparar para a aprovação. Para isso, escolher um bom curso preparatório é essencial. Mas qual será a melhor opção, on-line ou presencial? Antes de tomar essa decisão, é necessário conhecer as características de cada formato e descobrir qual se adequa melhor a sua rotina e perfil de estudante. Veja algumas vantagens e desafios das duas modalidades:

O formato presencial envolve um determinado tempo de deslocamento e uma agenda fixa, que exige mais planejamento por ser menos flexível. No curso on-line, existe a facilidade de assistir a aulas sem sair de casa e com todo o conforto de um ambiente familiar. Mas, será que ambos trazem o mesmo desempenho na hora de aprender? Não há uma resposta correta, tudo irá depender da individualidade de cada aluno. Algumas pessoas podem se sentir mais disciplinadas em casa, enquanto outras acabam por usar a comodidade para procrastinar.

Apesar do receio que ainda existe com as modalidades EAD, cursinhos on-line podem alcançar o mesmo desempenho do formato presencial. É claro que é preciso optar por um curso de qualidade, com bons professores e que ofereça ferramentas adequadas para que o estudante conquiste a aprovação. Mas é importante analisar qual tipo de formato irá beneficiar melhor as capacidades do aluno. Estudantes com dificuldades de seguir rotinas podem se sentir mais estimulados em um ambiente presencial, pela proximidade dos professores e a convivência com colegas.

No COPE ENEM & VESTIBULARES os alunos podem optar tanto pela modalidade on-line, presencial ou híbrida. Os alunos de todos os formatos têm acesso às aulas simultâneas. Além disso, os estudantes são acompanhados de forma individual através do MAPEC - Método de Aprendizagem Personalizado e Criativo, que tem como objetivo ajudar o aluno a encontrar a forma ideal de estudar, se utilizando da singularidade de cada um para potencializar o aprendizado de forma ajustada com as rotinas pessoais. Um estudo científico, feito pela consultoria Metas Sociais, comprovou que alunos obtêm um resultado cinco vezes melhor com métodos de estudo personalizados.

Independente de qual formato de curso o aluno decida se matricular, é fundamental manter a disciplina e o compromisso claro com a rotina de estudos. As duas modalidades têm suas vantagens e a escolha só depende do aluno.  Qual a sua forma preferida de estudar, on-line ou presencial?