(62) 3877-3223 / (62) 3089-5400

Como estudar para o Enem 2021

Postado em 13/04/21
Como estudar para o Enem 2021

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é hoje a principal porta de entrada para o ensino superior do Brasil e é utilizado como critério de seleção para quem pretende ingressar em faculdades públicas e privadas. Segundo o Inep, Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Enem 2021 deve ocorrer entre novembro ou dezembro.

A prova segue um formato com 180 questões objetivas de múltipla escolha, podendo ser interdisciplinares, que são divididas em quatro áreas de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias,Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Além disso, o Enem conta com uma redação dissertativa-argumentativa, que geralmente contempla assuntos relevantes e atuais.

Confira agora algumas dicas de como estudar para o Enem 2021:

Crie uma rotina de estudos

A rotina de estudos deve ser montada de maneira individual, de acordo com a realidade de cada pessoa. Entenda quantas horas você tem disponível para se dedicar. Anote todas as suas atividades: trabalho, academia ou qualquer outro compromisso que irá dividir o tempo com os estudos. Defina seus horários e monte um cronograma, não esqueça de tirar um tempo para descansar.

Estude provas passadas

Uma ótima maneira de estudar é se exercitar com provas passadas. Confira o conteúdo apresentado nas provas anteriores. Outra alternativa é fazer provas do Enem PPL, que é a prova voltada para adultos privados de liberdade e jovens sob medida socioeducativa. Resolvendo os exercícios, você vai assimilar o estilo de prova que costuma seguir um padrão todos os anos.

Valorize o seu tempo

Não deixe para estudar de última hora. Siga uma rotina de estudos diários, onde seja possível assimilar o conteúdo com qualidade, realizar exercícios e revisar. Assim, você terá uma boa preparação e se sentirá confiante na hora da prova.

Faça simulados

Fazer simulados é uma ferramenta excelente para treinar a resolução de questões nos padrões do Exame e se acostumar com o tempo da prova.

Pratique redação

O Enem exige a produção de um texto dissertativo-argumentativo. Por isso, é muito importante praticar a redação e entender as dinâmicas do gênero textual solicitado. Além de estudar escrita e gramática é importante entender de diversos assuntos. Esteja informado sobre questões sociais, econômicas, ambientais e políticas para se preparar para o possível tema do Enem 2021.

Escolha um preparatório de qualidade

Se você deseja ser aprovado em 2022, a hora de investir em um bom curso preparatório é agora. No COPE - ENEM & VESTIBULARES você terá acesso a:

·         Oficinas de Redação

·         Estrutura Física ou Salas Virtuais -  Web e Mobile 

·         Aulas ao vivo, simulados fóruns e avaliações

·         Tutoria ativa e central de dúvidas

·         Monitorias de segunda a sexta: Matemática, Física, Química e Biologia

·         Aulas específicas para UFU

·         Aulas específicas para Universidades Paulistas

·         Aulas específicas de resolução de exercícios com professores titulares

·         Material Bernoulli 6V (o melhor material do bernoulli) 

·         Simulado com acompanhamento e metrificação individual de desempenho - Correção TRI

·         Aulas gravadas para revisão sempre que precisar

Saiba mais

Veja os temas que mais caem no Enem

1 – Matemática

Regra de três, porcentagem, razões e proporções, leitura e interpretação de gráficos, medidas para dados simples e prismas.

2 – Língua Portuguesa

Norma culta e coloquial, funções de linguagem e gramática, semântica, morfologia, sintaxe, compreensão e interpretação de texto, gêneros textuais, linguística.

3 – Literatura

Figuras de linguagem, movimentos literários: barroco, quinhentismo, modernismo, naturalismo, realismo, obras literárias, literatura Contemporânea e poesias concretas.

4 – Física

Ondas, eletricidade, hidrostática, óptica, calorimetria, usinas, instalações residenciais, mecânica e acústica.

5 – Química

pH e pOH, unidades de concentração, radioatividade, estequiometria, cadeias Carbônicas, soluções, eletroquímica e oxidações.

6 – Biologia

Genética e mutações, citologia, ecologia, sustentabilidade, problemas ambientais, imunização, evolução, ciclos de carbono, nitrogênio e água.

7 – História do Brasil

Período da escravocrata, período colonial, República, Regime Militar, Era Vargas e Era populista

8 – História Geral

Revolução industrial, Período de Idade Média e Moderna, Primeira e Segunda Guerra Mundial, Nazismo, Fascismo, Guerra Fria e Liberalismo.

9 – Filosofia e Sociologia

Iluminismo, globalização e suas consequências, existencialismo, movimentos sociais, marxismo, contratualismo, cultura de massa, relações de trabalho, Aristóteles e escola helenística, Escola sofística, Sócrates e Platão, Filosofia Contemporânea e Escola de Frankfurt.

10 – Geografia

Migrações, agricultura brasileira, impactos no meio ambiente, geopolítica mundial, desenvolvimento humano e social, planos e blocos econômicos.

11 – Educação Física e Artes

Grafite, esportes, artes marciais, música, obras artísticas, renascimento, cubismo, movimentos artísticos e culturais.

12 – Redação

Interpretação textual e os principais assuntos atuais.

Se você gostou desse conteúdo, aproveite para baixar o no nosso E-book Dicas para estudar melhor e comece agora a estudar para o Enem 2021.